Este blog é destinado para divulgação de trabalhos realizados por professores da escola Almirante Barroso, permitindo a interação e reflexão dos trabalhos realizados na escola.
terça-feira, 30 de outubro de 2012
A educação precisa de respostas
Neste domingo a zero hora publicou uma reportagem sobre o por que de 89% dos estudantes chegarem ao final do ensino médio sem aprender o esperado em matemática. A conclusão que a equação perversa que da forma ao ensino da disciplina nos colégios brasileiros é um dos principais obstáculos á evolução dos indicadores educacionais, pois, geralmente é motivo da elevada taxa de repetência.As principais razões deste cenário pouco animador é a combinação de conteúdos que exigem o domínio de conceitos abstratos por parte dos estudantes e a insistência em estratégias pedagógicas conservadoras sem relação com a vida cotidiana de crianças e adolescentes, somados com professores desmotivados e despreparados. O mau desempenho teria raízes no início da vida escolar, por tratar-se de uma área cumulativa de conhecimentos. O pior desempenho ficou com Maranhão,com apenas 4,3% do alunado com conhecimentos satisfatórios no 3º ano do ensino médio.Na outra ponta, o Rio Grande do Sul ostentou o resultado menos terrível com 19,4% de estudantes com desempenho adequado. Mas não há motivoa para comemorar já que a meta do estado era de 23,6 %.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
São dados alarmantes, mas podem serem revertidos caso pais, direção, orgãos competentes e professores mudarem de estratégia.
ResponderExcluir