História do Almirante Barroso

No dia 29 de setembro de 1936 foi fundada a escola Almirante Barroso pela professora Santa Santos Laydner.
Nascida no dia 1º de novembro de 1896, formou-se professora em 1922 em Porto Alegre. Casou-se no ano seguinte passando a residir na rua Marechal Floriano, onde seu marido possuia um negócio( Casas Laydner). No ano de 1931 passou a residir na Ilha Grande dos Marinheiros e a  lecionar em escola isolada na mesma localidade.Essa escola foi fundada por ela (a única do lugar ) e funcionava em prédio de seu marido.
Em 1935,  foi convidada a dirigir as aulas isoladas da Ilha da Pintada e da Picada, formando-se assim , o primeiro grupo escolar das ilhas. Esse grupo escolar foi denominado "Almirante Barroso", nome sugerido por ela e a pedido de Monsenhor Nicolau Marx, então delegado da 1º região escolar da SEC. Sua sugestão foi motivada pela admiração que tinha pelo vulto brasileiro da guerra do Paraguai e pela relação que fazia pela proximidade das águas com os feitos históricos de Almirante Barroso.
Até 1941 o grupo escolar Almirante Barroso funcionou em um prédio que chamavam "Aldrovando". Neste ano houve a maior enchente do Estado. O prédio ruiu, perdendo-se todo o mobiliário da escola. A casa  onde residia a professora Santa com a família também ruiu em parte. Passada a enchente seu marido reconstruiu algumas peças. A professora passou a ocupar apenas três comodos, cedendo os outros para o funcionamento do grupo escolar.
É interessante relatar que quando as águas do rio Jacuí voltaram ao normal, pescadores encontravam pedaços de classes , armários e mesas boiando ou enterrados na areia. Alguns traziam, outros avisavam.
A professora, entaõ conseguia um caíque e ia recolher as sobras da enchente com alguns alunos maiores, o marido restaurava  para que os novos alunos pudessem ser recebidos na escola. O Estado saia de uma tragédia não tinha dinheiro para remeter mobiliário novo.
Em poucos anos não era mais possível abrigar todos alunos nas salas, em sua casa. A professora alugou, então uma casa de quatro peças, ao lado da e cedeu-a gratuitamente para o estado.A professora pagou durante 14 anos o aluguel de seu próprio bolso para que as crianças não tivessem falta de sala de aula.
Durante a enchente havia sido feito um apelo a toda população de Porto Alegre para o atendimento aos flagelados. A prefeitura municipal recolhia gêneros alimentícios, roupas, remédios e dinheiro.
O dinheiro ficou depositado durante anos.Na gestão do Dr. Eliseu Pagliolo na prefeitura municipal, um grupo de moradores da Ilha da Pintda, liderados por Augusto Laydner, solicitou ao então prefeito, a contrução de uma escola na Ilha da Pintada.
Revendo as contas do município, o Dr Eliseu, localizou as verbas dos "flagelados" e com ela a prefeitura construiu a nova sede do grupo escolar, hoje E. E. E. M. Almirante Barroso.


Um comentário:

  1. Muito legal saber a origem dos lugares que passamos. Queria saber qual a época das fotos.

    ResponderExcluir